sexta-feira, 24 de setembro de 2010

jogos antigos

O jogo Feche a Caixa era jogado por marinheiros, há 200 anos, no litoral da França e Inglaterra. Experimente, é muito divertido!

Outro jogo muito interessante, mas bem antigo é o Halma, que significa "salto" em grego. Surgiu na Europa, em 1880, mas você pode tirar do "túnel do tempo" e aceitar esse desafio.

Vamos ao próximo... Você já ouviu falar no Hex? Provavelmente não... Este jogo foi criado na Dinamarca, em 1942 e logo popularizou-se!

Outro jogo antigo, mas antigo mesmo é o Mancala. Foi criado há 2000 anos antes de Cristo na África e é um jogo que exige muita atenção.

Mas, quando você perceber que saiu aquele solzinho gostoso e não dá para ficar em casa, fazer um passeio no parque é bem divertido para andar de bicicleta, pular amarelinha, pular corda, pular elástico, brincar de pique. Antes de sair de casa, veja quais são os parque que estão perto de você!

Outro programa bem interessante para fazer nas férias é ir ao cinema. Ir ao teatro também é uma boa pedida, mas antes de sair consulte as peças que estão em cartaz na sua cidade.

FECHE A CAIXA

Objetivo: Combinar os números de modo que a soma resulte no número que sair no dado.

Como jogar: Para esse jogo, além dessa folha impressa, você precisará também de dois dados.

Cada jogador, na sua vez, lança-se dois dados e, segundo o resultado dos mesmos, "fecha-se", cobrindo com lápis de cor as casas que somem o mesmo resultado dos dados. Por exemplo: no lançamento dos dados, saiu 4 em um dado e 4 também no outro dado. Essa soma resulta em 8, então deverá procurar uma mesma soma nos números da folha e pintá-los, no caso 5 e 3.

O jogo segue dessa forma até que não seja mais possível fechar casas (ou caixas). Fechadas as casas 7, 8 e 9, passa-se a lançar somente um único dado. Cada jogador ao terminar a jogada, soma as casas abertas (que não foram pintadas), registrando o valor, que representam pontos perdidos, passando a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde o jogo.

HALMA

Objetivo: atingir o lado oposto do tabuleiro com o maior número de peças possíveis.

Como de jogar: Cada jogador posiciona suas fichas nas casas que compõe as extremidades do tabuleiro e, na sua vez, move um de seus pinos em direção à extremidade oposta do tabuleiro.
Um pino pode mover-se a uma casa livre contígua (que está próxima) ou saltado por cima de um pino, desde que haja uma casa vazia a seguir. Pode-se saltar pinos do adversário (neste caso o pino do adversário é retirado o tabuleiro e ele perde esse pino), e permite-se encadear mais de um salto;

Vence o jogo quem conseguir chegar ao lado oposto com o maior número de pinos.

HEX

Objetivo: fazer um caminho completo, sem interrupções de um lado a outro do tabuleiro.
Como jogar: É muito simples! Cada jogador escolhe um tipo de peça diferente e se revezam nas jogadas, colocando uma peça por vez, em qualquer casa do tabuleiro, até conseguir fazer um caminho somente com suas peças.

MANCALA

Objetivo: acumular o maior número de sementes em seu armazém.

Esse jogo é uma simulação de uma colheita, portanto as peças são sementes e o tabuleiro tem espaços específicos para cada jogador. O território de jogo de cada jogador é representado pelas seis casas a sua frente e o armazém, que é a casa maior à sua direita.

Inicialmente distribui-se 3 sementes em cada casa. Uma jogada consiste em pegar todas as sementes de qualquer casa de seu território, exceto no armazém, e colocá-las uma em cada casa, seguindo o sentido anti-horário (ou seja, em direção ao seu armazém), incluindo o seu armazém e as casas do adversário. Mas atenção! Nunca coloque sementes no armazém de seu adversário.

Sempre que a última semente cair no seu armazém, você realiza outra jogada.

Sempre que a última peça cair em uma casa vazia de seu próprio território, você pode capturar todas as sementes da casa do adversário que estiver à frente e deve colocá-las no se armazém.

A jogada termina quando a última semente cai:
- em qualquer casa já ocupada, exceto em seu armazém;
- numa casa vazia do adversário;
- quando houver captura.

O jogo termina quando:
- todas as peças de um jogador forem capturadas ou...
- um dos jogadores não tiver mais peças em suas casas. Neste caso as peças que ainda estiverem nas casas do adversário ficam para ele.

PULAR CORDA

Pular corda é muito divertido, não é mesmo? Quanto mais você pratica, mais craque você fica! Veja de quantas formas diferentes você pode brincar:

Tipo "Leve":

Pulo com os 2 pés - ambos os pés saem do chão e aterrizam lentamente juntos, com uma oscilação da corda;

Pulo com os pés alternados, ou seja, um pé vai para cima e para baixo enquanto ocorre uma oscilação da corda;

Tipo "Moderado":

Pulo com os pés alternados, mas aumentando a velocidade;

Passo alto - Uma corrida em média intensidade misturada com elevação de joelhos a fim de aumentar mais ainda essa intensidade;

Tipo "Intenso":

Passo cruzado - Durante a fase aérea do salto, cruza-se a perna de baixo e levemente aterriza-se com as pernas cruzadas;

Passo lado a lado - Alterna-se a aterrizagem da direita para a esquerda. Atenção neste movimento, pois a corda pode não obedecer, portanto o ideal é começar bem devagar e com a prática aumentar a velocidade.

Artista: Xuxa

Joelhos e cabeça, um, dois, três,
Joelhos e cabeça, um, dois, três,
Joelhos e cabeça, joelhos e cabeça,
Joelhos e cabeça, um, dois, três,
Joelhinos e cabeça...
Aquecendo com a Bila Bilú.

Pernas e mãos, um, dois, três,
Pernas e mãos, um, dois, três,
Pernas e mãos, pernas e mãos,
Pernas e mãos, um, dois, três,
Perninhas e mãos...
Aquecendo com a Bila Bilú.

Barriga e pés, um, dois, três,
Barriga e pés, um, dois, três,
Barriga e pés, barriga e pés,
Barriga e pés, um, dois, três,
Barriginha e pés...
Aquecendo com a Bila Bilú.

Cintura e ombros, um, dois, três,
Cintura e ombros, um, dois, três,
Cintura e ombros, cintura e ombros,
Cintura e ombros, um, dois, três,
Cinturinha e ombros...
Aquecendo com a Bila Bilú.

Braços e bumbum, um, dois, três,
Braços e bumbum, um, dois, três,
Braços e bumbum, braços e bumbum,
Braços e bumbum, um, dois, três,
Bracinhos e bumbum...
Aquecendo com a Bila Bilú.

Joelhos e cabeça, um, dois, três,
Pernas e mãos, um, dois, três,
Barriga e pés, barriga e pés,
Cintura e ombros, um, dois, três,
Bracinhos e bumbum...
Aquecendo com a Bila Bilú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário