sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Rodas de versos

Participam dessas rodas meninas e meninos, algumas são marcadas pela inocência dos versos e pelo intuito de aproximação.

Brincadeira da Peneira...

Passa a Peneira menina

Menino vem peneirar

Diga um verso com rima

Quando a peneira parar

Peneira, peneira, peneira a passar

Peneira, peneira, quando a peneira parar

Versos:

*Atravessei o Paraiba

Em cima de uma canoa

Arrisquei a minha vida

Por um namorico à toa..

* Tu de lá, eu de cá

Passa o riacho no meio

Tu de lá dá um suspiro

Eu de cá suspiro e meio..

*Eu sou pequenininha

Do tamanho de um botão

Carrego papai no bolso

E a mamãe no coração..

*Eu de cá, ocê de lá

No meio fica a lagoa

De dia não tenho tempo

De noite não tem canoa..

*A maré que enche e vaza

Deixa a praia descoberta

Vai-se um amor, vem outro

Nunca vi coisa tão certa..

*Alecrim da beira d´água

Pintadinhos de ABC

Seja aqui ou acolá

Eu me lembro de você..

* Bate bate sapatinho

Na casa do sapateiro

A solteira bate os olhos

Quando vê rapaz solteiro..

Sugestão de como Brincar:

Todos em roda cantam a música, e ao mesmo tempo, vão passando uma peneira cheia de versos. Quando a música pára, a pessoa coloca a peneira na cabeça e recita um verso; se não souber, pode pegar um verso de dentro da peneira. Após recitar, a brincadeira prossegue. Os demais que estão na roda marcam a música na palma da mão.

Nota: O ritmo da marcação das palmas pode ser como a do Batuque do Estado de São Paulo.

Fonte: Brincadeira retirada do livro - Rodas e Brincadeiras Cantadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário