terça-feira, 15 de março de 2011

O Sábio e o passaro

Conta-se que certa feita um jovem maldoso e inconseqüente resolveu pregar uma peça em idoso e experiente mestre, famoso por sua sabedoria.

- Quero ver se esse velho é realmente sábio, como dizem - pensou.

- Vou esconder um passarinho em minhas mãos.

Depois, em presença de seus discípulos, vou perguntar-lhe se está vivo ou morto.

Se ele disser que está vivo, eu o esmagarei e o apresentarei morto.

Se ele falar que está morto eu abrirei a mão e o pássaro voará.

Realmente, uma armadilha infalível, como só a maldade pode conceber.

Aos olhos de quem presenciasse o encontro, qualquer que fosse a sua resposta, o sábio estaria incorrendo em erro.

E lá se foi o jovem mal-intencionado com sua armadilha perfeita.

Diante do ancião acompanhado dos aprendizes, fez a pergunta fatal:

- Mestre, este passarinho que tenho preso em minhas mãos, está vivo ou morto?

O sábio olhou bem fundo em seus olhos, como se examinasse os recônditos de sua alma, e respondeu:

- Meu filho, o destino desse pássaro está em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário