quarta-feira, 4 de agosto de 2010

É preciso afiar o machado...

Um homem havia sido contratado para cortar árvores como lenhador. Quanto mais árvores cortasse, maior seria o seu salário. Ele era grande e forte, e estava em grande forma e disposto a trabalhar pesado.
No primeiro dia, ele começou a trabalhar cedo e cortou dez árvores. No dia seguinte, começou a trabalhar cedo e cortou oito árvores, No terceiro dia, somente foi capaz de cortar seis árvores. No quarto dia, conseguiu apenas quatro, e no quinto dia, três. No final do dia ele estava desanimado. Ele tinha trabalhado o mesmo número de horas e se esforçado da mesma forma todos os dias, no entanto, o número total de árvores cortadas continuava diminuindo.
Ele percebeu que na mesma semana, um lenhador experiente tinha cortado nove árvores todos os dias. O lenhador novato foi ao encontro do lenhador experiente e disse: "Deixe-me fazer-lhe duas perguntas: Primeiro, como você conseguiu cortar o mesmo número de árvores todos os dias enquanto o total das minhas árvores diminuía? Segundo, eu comecei a trabalhar logo cedo todas as manhãs e você não. O que você estava fazendo?
O lenhador experiente sorriu e disse: "Posso responder as duas perguntas com uma resposta. Todas as manhãs, eu tomo tempo para afiar o meu machado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário