quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O vento e as nuvens

A FESTA NO CÉU



O vento e as nuvens, eram amiguinhos e estavam sempre brincando no céu. Que era a casa em que eles moravam. De vez em quando o vento gostava de sair e passear aqui em baixo na terra. Ficava no meio das árvores soprando entre as flores e mesmo entre as roupas das pessoas. Muitas vezes as nuvens achavam ruim com ele.

- Ora, o quê você vai fazer lá em baixo?

Ele dizia: - Eu me divirto!.

Certa vez estavam o vento e as nuvens brincando no céu correndo um atrás do outro. De repente a nuvem maior resolveu pregar uma peça no vento.

- Vocês já repararam que às vezes no céu se formam desenhos lindos, como coelhinhos, elefantes, gatos e até cachorros? São as nuvens brincalhonas, elas gostam de montar estes animais para assustar o vento.

O vento que era como um moleque sapeca que corria de um lado para o outro fazia muito barulho, e estava sempre assoviando.

- Vamos pregar uma peça nele?

- Porque não. - disseram as irmãzinhas da nuvem.

Então formaram um quarteirão de nuvens todas imitando bichos. Uma delas correu até o vento.

- Vento, vento venha até aqui, veja quantos animais!

O vento, que era muito esperto, olhou para todos eles e soprou com muita força desmanchando todos os bichinhos. As nuvens foram parar lá longe, uma na casa outra, acho que até caíram aqui na terra! O vento desceu rindo e assoviando entre as plantas e as flores, dizendo: - Eu hein, se elas pensam que me enganam...

Não vão enganar não.

Brincadeiras de nuvens...

Brincadeiras no céu.

A FESTA NO CÉU

O sol e as nuvens

O sol e as nuvens resolveram brincar lá no céu. Queriam fazer uma brincadeira diferente. Não conseguiam saber o que. Justo agora o vento tinha ido embora, e ele tinha tantas idéias boas! Foi ai então que o Sol chegou e disse:

- Ora vamos brincar de desenhar?

- Desenhar?

- E como vamos fazer?

- Deixa comigo, tenho os meus raios luminosos...

- Vocês vão ver que brincadeira linda vamos fazer.

- Então, aonde vamos desenhar?

- Aqui mesmo no céu.

E assim deu as ordens para as nuvens.

- Vocês se esparramem, e dêem as mãos umas para as outras.

Eu vou ficar num cantinho e irei mandando meus raios para todas você, e vocês irão distribuindo umas para as outras. Verão que lindo vai ficar!

E assim fizeram a primeira vez. E o céu foi ficando lindo, muito lindo. Cor de laranja, amarelado, as cores foram mudando.

- Agora - disse o Sol - estou aqui em outro canto. Está quase na hora de eu ir embora, vou jogar os últimos raios luminosos, os últimos deste dia.

E realmente chegaram os últimos que já estavam fraquinhos. O céu foi ficando cinza, quase preto, um raio vermelho aparecia do outro lado. As nuvens estavam tão encantadas que não diziam nada só observavam toda aquela luminosidade.

Era o fim do dia, a tarde caia a noite ia chegando, e o Sol pintando as nuvens.

Era mais uma brincadeira no céu.

A FESTA NO CÉU

O Sol e a Lua

A brincadeira de pintar havia terminado e o Sol ficou quietinho, escondido em seu canto. Surgindo bonita redonda brilhando toda cheia de prata, a Lua. Como uma rainha se apresentando no céu. Este já havia sido pintado, estava aguardando a noite. E o Sol quieto em seu canto via aquela coisa maravilhosa aparecendo e era a sua amiga Lua.

- Como você é bela! Como você ilumina a minha noite!

- Você também Sol, ilumina e aquece o meu dia. Nos dois somos os astros do céu, iluminamos tudo e deixamos o nosso rastro.

Não iriam fazer nenhuma brincadeira, pois eram o rei e a rainha do céu. Quem será que viria agora? Aguardemos...

Chegou o trovão com todo o seu barulho...brum brum...

- Para que tudo isto? - perguntou uma vozinha fininha escondida lá no fundo de uma nuvem.

- Quem está falando ai?

- Sou eu, a Chuva!

- Você está fazendo tanto barulho, mas não sei por quê.

- Quem vai molhar toda a terra, sou eu e não você...

- Portanto seu Trovão, fique quietinho aí. Pare de assustar os outros!

- Você só faz barulho, porque do resto quem cuida sou eu.

A chuva foi se chegando, apertando cada vez mais o seu volume de água. Chuva a água que cai do céu para molhar todas as plantinhas, para refrescar, para encher os rios e nos deixar felizes com as plantações todas molhadas e a nossa terra purificada.

A FESTA NO CÉU

Encontro de estrelas

Ali estavam sentados em seus tronos o rei Sol e a rainha Lua. Majestosos, iluminados enviando felicidade para todos em volta e para nós da terra também. O que será que estariam esperando? Depois da festa da chuva e do barulho do trovão. Mas continuavam sentados brilhando. O vento veio e se acalmou, trouxe sua prima a Brisa e os dois estavam alegres conversando. As nuvens estavam agitadas falando ainda da Chuva.

De repente fez-se silêncio total a um sinal do rei o Sol. E então, uma a uma, foram entrando as estrelas. Era um encontro muito lindo, pois se enfileiravam tão bem e numa perfeita ordem. Formavam desenhos, cruzes, flores e também iluminavam tudo. Todos assistiam calados e com reverência, aquele espetáculo das estrelas, seguidos pela noite toda de preto. Foi o grande encontro numa harmonia sem par. E assim a festa no céu continuou até de madrugada quando, um a um, foram se retirando, ficando somente as nuvens e suas brincadeiras. Pois é terminou a brincadeira no céu.

Quem quiser que invente outra!



Marlene B. Cerviglieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário